REVISTA SÃO MAMEDE

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Vídeo em time-lapse mostra nuvem 'tsunami' que causou ventania em SP


Moradores e turistas que curtiam o domingo de sol na praia de Santos, no litoral de São Paulo, foram surpreendidos com a chegada de uma grande nuvem no céu com o formato de uma onda. Ela chegou acompanhada de fortes ventos, seguida de chuva, e obrigou as pessoas que aproveitaram a praia a se protegerem.
De acordo com informações da Base Aérea de Santos, os ventos chegaram a quase 40 km/h em algumas cidades da Baixada Santista, com rajadas de vento a 55 km/h. Muitos moradores tiveram que ajudar a segurar as barracas de praia para que elas não fossem levadas pelo vento e atingissem alguma pessoa. As nuvens em formato de 'rolo' foram formadas pelo encontro de massas de ar com a chegada da frente fria.
O estudante Júlio Viana praticava exerício por volta das 15h30, na praia do Boqueirão, quando observou no horizonte a chegada da 'nuvem tsunami em Santos'. Ele posicionou a câmera e gravou o momento em que ela se aproximava da praia. Viana utilizou um efeito conhecido comotime-lapse, que deixa a frequência das imagens mais evidentes, sendo possível perceber o movimento perfeito da passagem das nuvens e as alterações de luz.
Estragos
Três árvores cairam e uma casa foi destelhada, neste domingo (19), durante a ventania que atingiu a cidade de Santos. Ninguém ficou ferido. De acordo com a Defesa Civil, uma árvore caiu na rua Soares de Camargo, próximo a rua Lobo Viana. A árvore caiu em cima de um carro e o local foi interditado temporariamente para os trabalhos de remoção. Na Vila Pantanal, uma árvore caiu em cima de um barraco. Ninguém ficou ferido. Já no bairro do Marapé, outra árvore caiu na Rua Manoel Elias Ruiz. Além disso, uma casa foi destelhada na rua Santa Rita, no bairro do Rádio Clube.
Nuvem escura se aproximou de São Vicente e causou uma grande ventania (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)Nuvem escura se aproximou de São Vicente e causou uma grande ventania (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ ENVIADO PARA MODERAÇÃO E QUALQUER OPINIÃO AQUI EXTERNADA SERÁ DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO AUTOR. MUITO OBRIGADO!