REVISTA SÃO MAMEDE

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Exclusivo: Cientistas acreditam que meteoro caiu na Paraíba e pedem ajuda ao Patosonline.com para tentar localizar restos

Análises tentam descobrir o local da possível queda Cientistas da APA (Associação Paraibana de Astronomia) e da Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) acreditam que um meteoro pode ter caído em solo paraibano. O objeto, cujo tamanho ainda não foi avaliado com precisão, seria grande o suficiente para ter suportado à resistência atmosférica e com isso, ter chegado ao solo.
As análises das imagens e dos depoimentos estão sendo realizadas pelos mesmos especialistas que calcularam, com precisão, o local da queda do meteorito de Porangaba em São Paulo.
O trabalho de busca por imagens e depoimentos está sendo coordenado pela APA e conta com a colaboração de todos aqueles que viram ou registraram de alguma forma a passagem do meteoro.
O fato ocorreu por volta dàs 18:30 desta segunda-feira, 20 de abril, e pôde ser visto de várias cidades da Paraíba e dos estados vizinhos. Diversas pessoas relatam ter visto uma bola de fogo cruzando o céu e, depois de um clarão, a mesma se partiu em 3 ou 4 pedaços e sumiu.
Segundo Marcelo Zurita, astrônomo da APA e integrante da Bramon, os estudos preliminares apontam que os pedaços desse meteoro podem ter caído dentro do território paraibano.
Os trabalhos de investigação se concentram agora em tentar determinar o local exato da queda. Para isso, pedem que todos aqueles que registraram a bola de fogo de segunda, seja por foto ou vídeo, que entrem em contato através do email marcelozurita@gmail.com, como também pedem para aqueles que possuem câmeras de segurança, que verifiquem se existe algum registro do fenômeno entre 18:25 e 18:35 do dia 20 (segunda-feira).
Segundo ele, a participação popular pode ser decisiva para encontrarmos o primeiro meteorito da Paraíba, o que seria um fato extremamente relevante para a ciência do Estado.

Patosonline com informações de Marcelo Zurita

Fotos e vídeos da postagem


  • Clique para ampliar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ ENVIADO PARA MODERAÇÃO E QUALQUER OPINIÃO AQUI EXTERNADA SERÁ DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO AUTOR. MUITO OBRIGADO!