REVISTA SÃO MAMEDE

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Suplentes do concurso da Polícia Militar da Paraíba lutam pelo aumento do efetivo


Os candidatos aprovados em todas as fases do concurso da Polícia Militar da Paraíba, que aconteceu no ano passado, bem como os habilitados ao cargo de soldado da BMPB, decidiram se mexer, criando uma abaixo-assinado, recolhendo assinaturas de todos os vereadores do estado para reivindicar o aumento do efetivo junto à Secretaria de Defesa Social e Assembleia Legislativa.

Confira o pedido na íntegra:

Representamos os concursados, aprovados em todas as fases do processo seletivo de 2014, bem como os habilitados aos cargos de soldados da PMPB e BMPB. E estamos solicitando o apoio de todos os vereadores da Paraíba para que nos ajudem a conseguir, o mais rápido possível, da Secretaria de Defesa Social da Paraíba e do governador Ricardo Vieira Coutinho, a convocação para o curso de formação, pois estamos na suplência com um número de mais de 700 aptos e prontos para o curso de formação.

Enquanto que, mesmo com a convocação da primeira turma, em janeiro de 2015, de 520 soldados da PM e 80 da BM, o déficit na instituição chega a mais de 8 mil policiais de acordo com a Lei complementar 87/08. Pois o número de formados, até então, é ínfimo diante da necessidade do efetivo que, segundo o próprio TCE, diminuiu 5% em cinco anos

Conforme dados registrados pelo Tribunal de Contas do Estado, em 2010 os paraibanos contavam com a proteção de 9.793 policiais, enquanto que em 2015 a Polícia Militar possui 9.264 PMs, uma redução de 529 policiais. Ao invés de aumentarmos, diminuímos.

Segundo a Lei complementar 87/2008, que dispões sobre a organização estrutural e funcional da Polícia Militar do Estado da Paraíba, no Art. 51, relata que: o efetivo da Polícia Militar será de 17.933 (dezessete mil novecentos e trinta e três) policiais militares estaduais, porém o estado, atualmente, dispões apenas de 9.264 policiais, ou seja, a Polícia Militar da Paraíba opera com apenas 51,6% do efetivo regulamentado por lei.

A carência é evidente e a necessidade é urgente para o estado que é considerado o mais violento do país.

Por isso solicitamos a todos os cidadãos paraibanos e, em especial, aos vereadores de todos os municípios do estado, que nos apoiem nessa luta, aderindo ao abaixo-assinado, para que possamos como futuros policiais servir bem e fielmente a esta sociedade (a maior beneficiada), consequentemente, amenizando o grave problema com a segurança pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ ENVIADO PARA MODERAÇÃO E QUALQUER OPINIÃO AQUI EXTERNADA SERÁ DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO AUTOR. MUITO OBRIGADO!