REVISTA SÃO MAMEDE

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Mangueira é campeã do Carnaval do Rio depois de 14 anos com enredo em homenagem a Maria Bethânia

manga_vence
A Estação Primeira de Mangueira é a grande campeã do Carnaval 2016 do Rio de Janeiro. Com enredo em homenagem a Maria Bethânia, a escola da comunidade na zona norte do Rio fez um desfile à altura da homenageada.Maria Bethânia: a Menina dos Olhos de Oyá é o enredo do 18º campeonato da escola, que também tem um supercampeonato. A Mangueira não era campeã do Carnaval desde 2002.
A Mangueira somou 269,8 pontos. Na sequência vieram Tijuca (269,7), Portela (269,7), Salgueiro (269,5), Beija-Flor (269,3) e Imperatriz Leopoldinense (269,2). Essas escolas fazem no sábado (13) o Desfile das Campeãs na Sapucaí.
Emocionado, Chiquinho, o presidente da escola, desabafou após a vitória:
— Acabou o jejum, Mangueira é campeã.
A escola foi a última a desfilar do Grupo Especial, mas mesmo assim conquistou o público presente na Sapucaí. Bethânia também se emocionou durante a passagem pelo Sambódromo.
A escola começou exaltando a religiosidade da cantora, primeiro o candomblé e, em seguida, o catolicismo, ensinado por Dona Canô à filha artista.
A Mangueira relembrou shows marcantes de Bethânia e sucessos gravados pela estrela. Renata Sorrah, Mart’nália, Regina Casé, Caetano Veloso, Chico César, Zélia Duncan e Vanessa da Mata foram algumas das personalidades que participaram da homenagem.
A escola se consagra como uma “especialista” em homenagens. Em 1986 e em 1998, Dorival Caymmi e Chico Buarque foram homenageados e também deram o campeonato à verde e rosa.
Antes da abertura dos envelopes com as notas das escolas, a rainha de bateria Evelyn Bastos se disse muito confiante na vitória. Para ela, a confiança dos moradores do morro da Mangueira era um bom termômetro.
— [Estou de] alma lavada. O morro da Mangueira está em festa. Essa foi a melhor resposta. [Estou] muito confiante e acho que esse título é nosso.
No chão e à frente do carro, foram Alcione, grande amiga de Bethânia, e Rosemary. No carro que representou a Bethânia católica, um dos destaques foi a sambista Beth Carvalho, mangueirense ilustre, que há dois anos não saía na escola. Também no chão, foram os atores Cauã Raymond e Aílton Graça – no segundo desfile da noite.
Cauã Reymond mostra simpatia antes do início do desfile (Foto: Alexandre Durão/G1)
Caetano Veloso presta homenagem a Maria Bethânia (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Apuração e desfile das campeãs
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) sorteou na quarta (18) a ordem dos quesitos que tiveram os envelopes abertos com as notas da apuração do carnaval do Rio.

A ordem da abertura dos envelopes foi: samba-enredo, enredo, comissão de frente, fantasias, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, evolução, bateria e alegorias e adereços. Por isso, alegorias e adereços, o último critério a ser lido, foi o primeiro critério de desempate, seguido das notas de bateria.
As seis melhores colocadas voltam à Sapucaí no sábado (13), a partir de 21h, para o Desfile das Campeãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ ENVIADO PARA MODERAÇÃO E QUALQUER OPINIÃO AQUI EXTERNADA SERÁ DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO AUTOR. MUITO OBRIGADO!