REVISTA SÃO MAMEDE

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Nota 1.000: estudante conta segredo da redação perfeita

Vanessa Feijó Andrade: treino de redação ao longo do ano garantiu nota 1.000 no Enem 2014
Apenas 250 pessoas entre os 6,2 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 conseguiram tirar a nota máxima, de 1.000 pontos, na redação. Uma dessas pessoas foi Vanessa Feijó Andrade, de 20 anos de idade. "O segredo foi o treino antes da prova", revela a estudante.
Moradora de Fortaleza, no Ceará, Vanessa é aluna do cursinho preparatório Ari de Sá e já fez o Enem quatro vezes para realizar um sonho: entrar no curso de medicina. "Acredito que a nota deste ano seja suficiente para eu conseguir uma vaga", diz. O principal alvo da jovem é a Universidade Federal do Ceará.

No Enem 2013, Vanessa diz que não foi bem na prova de redação e decidiu pegar ‘mais firme nos estudos’ no ano seguinte. "Ao longo de 2014, eu fazia redações toda semana. Escrevia e levava para os professores corrigirem até aprimorar a escrita. Outra tática foi ler as melhoresredações dos anos anteriores", diz. O Ministério da Educação (MEC) divulga anualmente as redações que tiraram nota 1.000 em seu portal.

Na hora do exame, realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2014, Vanessa diz que optou por responder uma parte das questões objetivas e, só depois, começou a redação. "Quando cheguei na sala de prova, estava um pouco dispersa. Depois das questões, fiquei mais concentrada e parti para o texto."

Como já havia praticado ao longo do ano, a jovem disse que só precisou fazer uma redação no dia da prova. "Deixei na folha de rascunho e terminei as questões da prova objetiva. Quando terminei, li minuciosamente o texto, corrigi erros e passei a limpo na folha de prova. Não entreguei antes de ler uma última vez." O cuidado final foi assegurar que não haveria erros de ortografia e pontuação, que poderiam tirar pontos.


De acordo com o MEC, a nota 1.000 na redação depende de um conjunto de cinco fatores, entre eles adequação à proposta do texto e o uso correto da língua portuguesa. Confira a seguir as competências avaliadas no exame:

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