REVISTA SÃO MAMEDE

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Novo Fiat X1H, sucessor do Mille: imagens e informações

Novo Fiat Uno Mille Way 2016
Fiat X1H. sucessor do Mille, em versão Way
Fiat Chrysler do Brasil lançará no primeiro semestre de 2016 o seu modelo sub-compacto, hoje conhecido como X1H (X de experimental; 1 de modelo de entrada; H de Hatch) - carro que vem para suceder o Mille/Palio Fire. O preço inicial estará na casa de R$ 30 mil reais, para estabelecer concorrência com o Volkswagen Up!.
O Fiat X1H compartilha componentes com o Novo Uno, para conseguir escala e reduzir custos, mas apenas onde não é possível ver, já que, externa e internamente ele será totalmente diferente do que a Fiat tem no mercado, um carro totalmente novo aos olhos do consumidor, com distância entre-eixos muito próxima à do Uno (2,37 metros), linhas agradáveis e descontraídas, mecânica simples e de baixo custo de manutenção, sem muitos recursos tecnológicos.

Fiat X1H, sucessor do Mille, traseira
O grande destaque estético do Fiat X1H é a traseira, que receberá uma tampa de porta-malas feita integralmente de vidro blindex. Essa solução é usada no Volkswagen Up! vendido na Europa, mas abandonada no Brasil, pois, segundo a VW do Brasil, encareceria o projeto e tornaria o preço seguro mais caro, pois qualquer colisão provocaria a quebra do vidro e necessidade de substituição.

Fiat X1H, sucessor do Mille, dianteira
A Fiat do Brasil, porém, considera que, desenvolvida no Brasil, a porta traseira em vidro do X1H terá custo adequado ao projeto e não encarecerá o seguro.


Mecânica

O interior apresentará um espaço interno também similar ao do Uno, mesmo com dimensões externas menores, o que foi conseguido reduzindo o espaço do porta-malas. O compartimento do motor não pode ser encurtado, pois que ele receberá, inicialmente, o motor quatro cilindros Fire 1.0, de 75 cavalos. Posteriormente, em 2017, o X1H recebe o novo motor tri-cilíndrico da Fiat, que estreia no Uno (veja aqui), no final de 2016, com potência em torno de 80 cavalos e torque na casa de 10 Kgfm disponível entre 1.400 e 4.000 RPM, mesmo adotando duas válvulas por cilindro e comando único.

Fiat X1H, sucessor do Mille, traseira da versão Way
Versões Way (aventureira) e Sporting (esportiva)

Além da versão básica, o Fiat X1H terá também uma versão Way, aventureira, com suspensão elevada e reforçada, com os tradicionais elementos estéticos como faixas adesivas laterais, e elementos de plástico protegendo as caixas de rodas, além de para-choques com desenho mais proeminente.

Novo Fiat X1H Sporting
Novo Fiat X1H Sporting 
Ademais, há possibilidade também de uma versão Sporting, com suspensão convencional, e decoração mais agressiva.

Mercado

Novo Fiat X1H Sporting
Novo Fiat X1H Sporting 
A Fiat Chrysler do Brasil prepara a produção do X1H em sua fábrica de Betim, que recebe investimentos para ampliar a capacidade de produção dos atuais 750 mil veículos/ano para cerca de 900 mil/ano - algo necessário pois o modelo será fabricado no Brasil, mas vendido também em vários países da América Latina, Europa Oriental, Índia e Rússia.

Imagens: Bruno Miguel, do site Bruno Carros, com exclusividade para o Car.Blog.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ ENVIADO PARA MODERAÇÃO E QUALQUER OPINIÃO AQUI EXTERNADA SERÁ DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO AUTOR. MUITO OBRIGADO!