O Centro de Oncologia (Hospital do BEM), inaugurado nesta segunda-feira (3), em Patos, vai mudar a situação do tratamento oncológico oferecido aos pacientes do Sertão nordestino. A nova Unidade de Oncologia atenderá pessoas de 89 municípios de três estados, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte que, a partir desta quarta-feira (5), não precisarão se deslocar para fazer o tratamento do câncer em hospitais de João Pessoa ou Campina Grande.
A estimativa é que, anualmente, sejam realizadas 650 cirurgias oncológicas e 5.300 procedimentos de quimioterapia, ofertando desde o diagnóstico diferencial, ao tratamento ambulatorial com consultas médicas e de outros profissionais de saúde; diagnóstico por imagem; quimioterapia e cirurgia oncológica; leitos clínicos, cirúrgicos e de retaguarda denominados de paliativos.
O evento foi muito bem prestigiado pelos prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, Bispo, Pastor, ONG Amigas Viva a Vida e centenas de pessoas que foram vivenciar esse grande marco para Patos e região.
O Bispo Dom Eraldo deu a bênção ao hospital. Na sua fala, o Bispo Diocesano de Patos, agradeceu a Deus, que é o Senhor da vida. Lembrou o Papa Paulo VI que dizia que o gestor público quando se porta como “sacerdote” é o canal mais eficaz na obtenção do bem para o povo de Deus. Por fim agradeceu ao governador Ricardo Coutinho (PSB) pela coragem e sensibilidade de fazer essa obra tão importante para o Sertão, que aliviara a dor e o sofrimento e, dará dignidade aos doentes de câncer e seus familiares.
A presidente da ONG Amigas Viva a Vida, Gerúsia Delfino, contou emocionada que o Hospital do Bem representa um sonho realizado para todos os que convivem com o câncer. Ela contou que há 21 anos é portadora de câncer e acompanha o sofrimento de quem recebe o diagnóstico e precisa peregrinar para João Pessoa. “Muitos pacientes sofrem com o câncer e com a luta para ir ao Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. Com esta unidade aqui em Patos, as pessoas terão seu sofrimento amenizado e mais esperança. É uma grande conquista”, disse.
Para a senhora Lucilene Moreira da Costa, da cidade Patos, que sofre com a doença há 7 anos, o Hospital do BEM vai trazer dignidade aos pacientes.
“Vai ajudar muitas pessoas, pois vivemos nessa peleja indo para João Pessoa para se tratar do câncer, sem ter dinheiro, muitas vezes sem comida. Agradeço a Deus e às autoridades de Patos e, sobretudo, ao governador Ricardo Coutinho que fez o Hospital do BEM”, afirmou dona Lucilene.
Para o prefeito de Patos, Bonifácio Rocha, essa é a obra de maior alcance social feita nos últimos anos na cidade. “Neste local, o paciente vai encontrar qualidade no atendimento, esperança, alívio e forças para lutar contra o câncer. O Hospital do Bem vai aliviar o sofrimento dos pacientes e familiares e ajudar a salvar vidas”, comentou.
Para o governador RC esse dia é muito importante na sua vida como gestor.
“Este é um dia muito importante para esta região, porque estamos dando mais dignidade para as pessoas que precisam enfrentar o tratamento do câncer. Com esta Unidade de Oncologia, os pacientes do Sertão poderão ser tratados mais perto de suas casas. Além disso, estamos desafogando a demanda da capital e, ao mesmo tempo, dando a oportunidade para que outras pessoas consigam vagas no Hospital Napoleão Laureano, por exemplo,” disse o governador.
Por fim o governador disse que era muito grato ao povo paraibano, e, sobretudo ao povo de Patos, que lhe deu grandes vitórias. “O estado está bem melhor, do que quando assumi em 2011, a Paraíba não pode parar”.
“Não podia deixar o governo sem entregar o Hospital do BEM, como disse Gerúsia essa obra é marcante do estado, eu concordo, pois dará dignidade à família”, afirmou Coutinho.
Blog do Jordan Bezerra