REVISTA SÃO MAMEDE

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Prefeitura de São Mamede promoveu a 1ª Conferência Municipal de Cultura


 


Na última quinta-feira, dia 26/10, a Prefeitura de São Mamede, por meio da Secretaria de Cultura e Artes e com o apoio da pasta de Desenvolvimento Social e Humano, realizou a 1ª Conferência Municipal de Cultura. O evento, que aconteceu no Cras e teve como tema central “Democracia e Direito à Cultura” e subtema “Uma Viagem por nossa Cultura”, foi um marco para o setor artístico cultural do município.

Durante o evento os artistas da terra demonstraram todo seu talento com belíssimas apresentações culturais.

O objetivo da conferência foi discutir a cultura do município nas suas dimensões de Territorização, Democratização, Identitária, Diversidade, Economia Criativa e Direito às linguagens, assim como também diagnosticar a situação do Sistema Municipal de Cultura.

Na conferência foram escolhidos os delegados que vão representar a cidade na etapa territorial e estadual do evento e, posteriormente, a delegação que irá a Brasília, em novembro, participar da edição nacional das discussões sobre a política cultural brasileira.

O prefeito Interino, Chaguinha Lopes, esteve presente à Conferência e também fez questão de enfatizar a importância do evento e seu impacto na gestão cultural da cidade. "A cultura desempenha um papel fundamental em nossa identidade como comunidade e é nosso compromisso apoiar e promover as expressões culturais locais. A Conferência é um exemplo de como podemos trabalhar juntos para fortalecer a cultura e garantir que São Mamede seja um lugar onde a criatividade e a diversidade florescem. Estamos empenhados para continuar investindo em nossa cultura, em nossa história e em nossa arte", disse. 

Composta por seis eixos temáticos, a conferência foi aberta ao público e aconteceu no auditório do CRAS. Em cada um desses eixos foram escolhidas propostas para subsidiar a construção do Plano Municipal de Cultura. 

Eixos Temáticos discutidos:

I. Territorização, institucional, marcos legais e sistema nacional de cultura;

II. Democratização do acesso à cultura, aos serviços e equipamentos culturais e participação social;

III. Identidade, patrimônio e Memória;

IV. Diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política social;

V. Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;

VI. Direito às linguagens, meios artísticos e digitais.


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ ENVIADO PARA MODERAÇÃO E QUALQUER OPINIÃO AQUI EXTERNADA SERÁ DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO AUTOR. MUITO OBRIGADO!