No dia 29 de agosto, a Prefeitura de São Mamede, Paraíba, por meio do Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou a 8ª Conferência Municipal de Saúde cujo tema "Fortalecimento da Gestão Municipal: Direitos para uma Saúde Pública Sustentável e Participativa".
O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores — Casa Manoel Etelvino de Medeiros.
A abertura oficial da conferência foi com a participação do presidente do conselho, Itamar Araújo, do prefeito Chaguinha Lopes, da primeira-dama e secretária de saúde, Vanilda Gambarra, do vereador presidente Kival Junior e da representante da 6ª Gerência Regional, Maria Zilda Batista.
O palestrante da conferência foi Davi Nunes da Paz — enfermeiro, especialista em Gestão de Saúde e militante do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Durante sua fala, destacou os "mandamentos" para a promoção de cuidados com a saúde da população, com foco em atividades fisicas "que são benéficas", bem como a alimentação saudável. Também afirmou que preocupações do dia a dia devem ser deixadas para trás — o efeito delas é somatizar e provocar o adoecimento nas pessoas.
Ao longo da conferência, o gerente José Francisco de Souza Araújo, mais conhecido por Zeca, prestigiou a atividade, trazendo uma mensagem em defesa da valorização do SUS.
Por fim, a formação de três grupos para elencar propostas voltadas para a Saúde Municipal.
Prestigiaram a ação, os profissionais da Atenção Básica, da secretária de saúde, das áreas da educação, assistência social, dentre outros setores e da comunidade em geral.
Registrou-se também a presença das vereadoras Eva Lucena e Luíza Sátyro que também é enfermeira, e dos colegas Ricardo Araújo (Neguinho do Peixe), Ronivon Gambarra, Ewerton Torres (Vevé), José Mazzarope de Medeiros.
ASCOM/PMSM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO SERÁ ENVIADO PARA MODERAÇÃO E QUALQUER OPINIÃO AQUI EXTERNADA SERÁ DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO AUTOR. MUITO OBRIGADO!